segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sessão, cessão ou seção

Na nossa língua, as palavras sessão, cessão e seção, como são muito parecidas, causam muitas duvidas. Vamos aprender agora os significados de cada uma delas.

Sessão - Escrita dessa maneira, a palavras sessão significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que sua origem é do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".

Exemplos: A sessão demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.

A sessão com o psicólogo durou um pouco mais do que o planejado.

Cessão - Desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outra pessoa. Para se lembrar de como se escrever essa palavra lembre-se que “ceder” começa com “c”.

Exemplos: A cessão das terras do fazendeiro foi aceita.

Autorizei a cessão dos materiais deste departamento à instituição carente que os solicitou.

Seção – Escrita desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Também significa divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.

Exemplos: Saiba tudo sobre as novas regras ortográficas! É só clicar na seção "Acordo Ortográfico" do Portal Brasil Escola.

Cada seção deste projeto vai ter que ser analisada.


Thales Castro


Referências:

http://www.brasilescola.com/gramatica/sessao-cessao-ou-secao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário