Plantation é um sistema agrícola de monocultura e que se exporta e explora. As metrópoles, querendo seu próprio lucro, exploravam as colônias usando o plantation, originando as chamadas colônias de exploração.
A principal característica do plantation é a monocultura, ou seja, são produzidas grande quantidade de só um produto que se adapta no solo e no clima do lugar. Alguns produtos que, no Brasil, usam o sistema plantation é a cana-de-açúcar, café, etc.
No plantation, quase todas as produções é para o mercado externo nos países que tem produtos de pouca qualidade. As colônias eram exploradas pelas metrópoles sem interesse nenhuma na melhora no país em que o plantation se localizava.
Os escravos e indígenas era a principal mão-de-obra e muitos camponeses e pessoas de baixa renda eram obrigados a trabalhar nas plantações. Este sistema fez surgirem vários latifúndios.
Hoje, praticamente só os países subdesenvolvidos que usam esse sistema.
Ainda existem o trabalho escravo mesmo estando proibido. No Brasil existe o plantation em locais que cultivam a cana-de-açúcar ou café.
Thales Castro
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário