quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Historia do mosaico



A palavra mosaico tem origem nas antigas civilizações como o antigo Egito e a mesopotâmia do termo “mosaicon” que significa “musa” e quer dizer “paciência das musas”;

O “Estandarte de Ur” (3500 A.C) é considerado por muitos historiadores como o mosaico mais antigo que é conhecido, onde foi encontrado na Suméria (antiga mesopotâmia) que atualmente é o atual Iraque. Trata-se de dois painéis retangulares que são feitos de mármore, arenito avermelhado, lápis lazúli e conchas.

Possui duas faces que foram trabalhadas, numa das faces são narradas cenas de guerra, com o rei e seu escudeiro num carro veloz que corre e espezinha seus inimigos, os vencedores conduzem os prisioneiros, os quais atados em pares, são apresentados ao rei.

Em sua outra fase, mostra-se cenas da vida domestica de um dos reis sumérios.

O mosaico tem momentos fragmentados desde o seu inicio até os dias de hoje.

A arte do mosaico começou no séc.VIII A.C., quando o povo grego utilizava pedras cortadas em cubos para pisos,refinando a técnica no séc.V A.C.

Na Grécia foi encontrado um dos documentos mais antigos relativo à arte do mosaico nos meados do século III A.C

Num fragmento de papiro se descreve o método para execução de um pavimento numa sala de banhos.

Na época do império Romano, a arte do mosaico se espalhou pelos templos, teatros, estabelecimentos públicos, lojas,mercados,etc.

Os materiais utilizados nos mosaicos eram os mármores da região e de procedências longínquas, como os oriundos da África.

O vidro surgiu no período Helênico que foi um dos principais materiais utilizados pelos bizantinos na decoração das paredes, tetos e pisos. No séc. 50 A.C., o principal produtor de mosaicos era a Itália. O estilo Bizantino se espalhou pela Europa e decaiu no início da Renascença.

Os mosaicos bizantinos Justinianos que são os mais importantes são os das igrejas de Ravena com na igreja São Vital que estão representados o imperador Justiniano e Teodora, com seus séquitos

Durante o século VII se produz um renascimento da arte musivária,que se expande, desde de Constantinopla, em duas direções: uma que vai ao oriente e a outra vai ate o ocidente.

No oriente, os mosaicos revestiam as pinturas murais,os muros e tetos de muitos edifícios omíadas, levantados nesse período. Porem, ao contrário das pinturas, que perduram vários séculos, os mosaicos deixaram de ser executados em pouco tempo.

Estes mosaicos eram obras realizadas por artistas bizantinos cedidos pelo imperador de Constantinopla, a pedido do califa Walid ibn Add al-Malik.Foram decoradas as mesquitas de Meca, Medina e Damasco

A Mesquita de Damasco (Síria) é um monumento belissimo, não só pela construção mas também pela riqueza da decoração musivária, incluindo tesselas de ouro.


REFERENCIAS:

http://yonelins.tripod.com/historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário