sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto que não defende as idéias abaixo

“a punição é suficiente para inibir as “brincadeiras” que oprimem e maltratam as crianças e adolescente”.

Essas “brincadeiras” só são chamadas disso pelas pessoas que fazem, mas as pessoas que são oprimidas e maltratadas chamam isso de brincadeira de mau gosto.

A punição não é a solução para isso, pois depois da pessoa ser punida, provavelmente, não vai parar de ficar fazendo maltratos aos outros, irá continuar. O que deve ser feito é educar essa pessoa para que ela pare de fazer essas coisas, ensinar a ele que é errado fazer isso e que se ele estivesse no lugar das pessoas que ele perturba, ele também não iria gostar de ser maltratado.

A ultima coisa que deve ser feita para que a pessoa pare de maltratar os outros é a punição. Isso só deve ser feita se nenhuma coisa tiver dado certo.

Essas brincadeiras também são muito conhecidas como bullying que é um termo usado para descrever atos de violência física ou psicológica. Essa palavra tem origem inglesa, bully que significa “tiranete” ou “valentão”


Thales Castro

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sistema excretor

O sistema excretor é formado por órgãos que filtram o sangue. É composto por um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra.

A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, mantendo o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.

Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada no rim e depois enviada para a bexiga onde fica acumulada.

Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons.

O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção.

Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas através pele como o suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico.

Os ureteres é o tubo que liga cada rim à bexiga.

O compartimento onde é depositada a urina é a bexiga, uma vez que o sangue é filtrado a todo o momento. Sua capacidade é de 250 ml e é constituída por músculos lisos.

Diurese é o processo de formação da urina.

A uretra é o canal por onde a urina é eliminada. Os músculos que pressionam o canal da uretra fechando-o ou abrindo-o, são os esfíncteres.


Thales Castro


Referências:

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/sistema-excretor.htm

Revolução inglesa

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo teve inicio com a Revolução Puritana no ano 1640 e teve fim com a Revolução Gloriosa no ano 1688. As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII

Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Podemos considerar que foi a primeira revolução burguesa da história da Europa que aconteceu 150 anos antes da Revolução Francesa.


Thales Castro


Referências:

http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaoinglesa.htm

Os artigos em espanhol

Os artigos em espanhol podem ser divididos em dois os artigos determinados (artículos determinantes) e os artigos indeterminados (artículos indeterminantes). Os artigos indeterminados em espanhol são el (mas.), la (fem.), los (mas.) e las (fem.) e os indeterminados são un (mas.), una (fem.), unos (mas.) e unas (fem.). Por exemplo:

El edificio, los edificios, la casa, las casas, un edificio unos edificios, uma casa, unas casas.

Antes de substantivos femininos iniciados por a ou ha, siendo La primeira silaba forte, se usa el ou un, em vez de la ou uma, para evitar o choque das vogais (a/a), por exemplo:

El agua ou un agua, el hada ou un hada.

Mas essas palavras no plural são usados os artigos femininos no plural mesmo, por exemplo:

Las aguas ou unas aguas, las hada ou unas hada.


Thales Castro

Fundamentos do vôlei

Existem vários fundamentos do vôlei como o saque, a levantada, o ataque ou cortada, a defesa e o bloqueio

O saque: É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la. O jogador joga a bola para cima e depois da o golpe com a bola no ar que será direcionada para a quadra do adversário e passar sobre a rede e entre as antenas.

A levantada: É o passe em que o jogador passa a bola para o outro para fazer um ataque.

Ataque ou cortada: Consiste no ato de golpear a bola para a quadra adversária na tentativa de vencer o bloqueio e a defesa contrária tentando marcar um ponto.

Recepção de saque: É uma ação de defesa em que, dentro de um dispositivo próprio, o jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o levantador.

Defesa: É a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e de criar condições para o contra-ataque.

Bloqueio: É a tentativa de interceptar a bola vinda da quadra contrária por um ou mais jogadores para que a bola não chegue no seu campo podendo marcar um ponto.


Thales Castro


Referências:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/voleibol/fundamentos-do-volei.php

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que entendi do texto “Declaração de amor” pag 103

Eu entendi que o titulo do texto é declaração de amor não porque ele declara seu amor por uma pessoa, mas sim porque ele prova o seu amor por varias pessoas que precisam de ajuda. O homem se serve de voluntario e gasta o seu tempo livre para ajudar as outras pessoas que estão passando por necessidade. Ele não faz isso por mão de obra gratuita, mas sim para oferecer carinho, apoio, talento e cumplicidade aos outros. Ele trabalha em favor da conquista de direitos, para quem padece desmandos estruturais e políticos.


Thales Castro

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os produtos notáveis

Produtos notáveis são aqueles produtos que aparecem com muita frequência e para evitar a multiplicação de termo a termo, existem algumas fórmulas que convém serem memorizadas.

Quadrado da soma de dois termos

Vamos considerar a expressão (x+y)² como o quadrado da soma de dois termos.

(x+y)²= (x+y).(x+y) =x²+xy+xy+y²=x²+2xy+y²

Com isso temos a igualdade: (x+y)²=x²+2xy+y²

O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, mais duas vezes o produto do primeiro pelo o segundo termo, mais o quadrado do segundo termo.

Quadrado da diferença de dois termos

Vamos considerar a expressão (x-y)² como o quadrado da soma de dois termos.

(x-y)²= (x-y).(x-y) =x²-xy-xy+y²=x²-2xy+y²

Com isso temos a igualdade: (x-y)²=x²-2xy+y²

O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro, menos duas vezes o produto do primeiro pelo o segundo termo, mais o quadrado do segundo termo.

Produto da soma pela diferença de dois termos

Considere a expressão (x+y).(x-y) como produto da soma pela diferença de dois termos.

(x+y).(x-y)=x²-xy+xy-y²=x²-y²

Com isso temos a igualdade: (x+y).(x-y)=x²-y²

O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo.

O cubo da soma de dois termos

Considere o produto notável (x+y)³.

(x+y)³=(x+y).(x+y)²=(x+y).(x²+2xy+y²)=x³+2x²y+xy²+x²y+2xy²+y³=x³+3x²y+3xy²+y³

Com isso temos a igualdade: (x+y)³=x³+3x²y+3xy²+y³

O cubo da diferença de dois termos

Considere o produto notável (x-y)³.

(x-y)³=(x-y).(x-y)²=(x-y).(x²-2xy+y²)=x³-2x²y+xy²-x²y+2xy²-y³=x³-3x²y+3xy²-y³

Com isso temos a igualdade: (x-y)³=x³-3x²y+3xy²-y³


Thales Castro

Hippie

Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura nos anos 60 tendo uma queda relativa de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil na década de 70.

Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" (em inglês "Peace and Love") que precedeu á expressão "Ban the Bomb" (proibir a bomba), a qual criticava o uso de armas nucleares.

Os hippies respeitavam as idéias de questões ambientais, da prática de nudismo, e da emancipação sexual.

Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduísmo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie

A história do G8

O G8 não tinha começado já com 8 países. No inicio foram iniciadas conversões informais entre os Estados Unidos da America, a França, o Reino Unido e a Alemanha Ocidental.

Mais tarde, essas reuniões começaram a contar com a presença do Japão, que passou a ser conhecida como G5 (grupo dos cinco).

Em 1975, o Canadá e a Itália também participaram de uma reunião oficial do G5. Com isso, o grupo ficou conhecido como G7 e se reunia anualmente.

O grupo discutia sobre assuntos de interesse mundial como a questão do emprego, o desenvolvimento sustentável, o sistema bancário internacional, as dividas externas dos países, a luta contra a Aids e outras coisas.

No inicio da década de 1990, o sistema socialista estava em decadência, fazendo a Rússia adotar o sistema capitalista.

Com isso, o G7 passaram a convidar a Rússia para suas reuniões apenas como observadora para entender o funcionamento da economia mundial segundo a visão dos países capitalistas ricos.

Em 1997, a Rússia foi oficialmente convidada para entrar no grupo do G7, formando o G8.

Atualmente, um representante da União Europeia também participa das reuniões do G8.


Thales Castro

Os meios de comunicação

Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação nos ajudando a nos comunicar um com o outro. Por exemplo: com o telefone conseguimos conversar pessoas de outros lugares pertos e distantes.

Existem diversos meios de comunicação como o telefone, o celular, a televisão, o rádio, o jornal, a internet, a carta, entre outros.

É graças ao avanço da tecnologia que cada vez mais os meios de comunicação permitem que nos comuniquemos com pessoas distantes em pouco tempo.

Cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televisão permite que varias pessoas vejam a mesma notícia, mas pelo telefone só conseguimos falar apenas com uma pessoa transmitindo noticias.


Thales Castro


Referências:

http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/index.php

terça-feira, 19 de abril de 2011

Predicativos e ambiguidade

Algumas orações podem ter duplo por causa da posição em que o termo foi coloca. Um exemplo é a oração: a menina saiu da casa arrumada. Nesse caso, o termo arrumada pode se referir à menina (a menina estava arrumada quando saiu da casa) ou pode se referir também à casa (a menina saiu com a casa arrumada).

Para não haver erros, é preciso saber uma posição em que o termo só se refira ao sujeito ou ao objeto.

Para ser predicativo do sujeito, a oração deve ficar: a menina, arrumada, saiu da casa ou a menina, que estava arrumada, saiu da casa.

Para ser predicativo do objeto, a oração deve ficar: a menina saiu da sala que estava arrumada.


Thales Castro

Os índios brasileiros

Os nativos brasileiros não são todos iguais. Na verdade existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam, coletam frutos e raízes.

Hoje, há cerca de 300 mil índios no Brasil possuindo uma cultura bastante diferente da nossa, e também não são iguais entre si. Existe 210 nações indígenas brasileiras, e algumas delas são caiapó, cadiuéu, suruí, xavante, ticunas, ianomâmi.

Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os Estados, exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia.

A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os homens brancos. Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos pré-históricos como os ianomâmis, que chamam a si próprios de Yanomâme thépé, que significa seres humanos.

Para os índios, a terra tem um significado especial pertencendo não a apenas uma pessoa, mas a todos da tribo.

Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas.

A natureza está sempre presente na vida dos índios. As aldeias, cercadas pelas florestas, mostram como é possível o equilíbrio entre o homem e a mata onde a caça e a pesca são recursos de sobrevivência.

Mesmo com a fartura da floresta, há muito trabalho a ser feito, sempre em grupo. As mulheres cuidam das roças, tecem e cozinham; os homens levantam ocas, derrubam árvores, caçam e fabricam armas e canoas. Onde há aldeia, sempre existe um riacho por perto, pois eles adoram se banhar, brincar na água e, claro, os peixes que capturam com arco e flecha.

Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios, para controlar as tribos, sob a chefia do marechal Cândido Rondom. Ele pacificou índios sem violência, garantiu a posse das terras. Em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para a demarcação e a prestação de assistência médica e educacional.


Thales Castro



Referências:

http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/Indio.htm

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Violência e concórdia

Como podemos ver, violência e concórdia têm significados diferentes, eles são opostos. Violência significa abuso de força, é a pessoa que é agressiva, que machuca ao próximo. Já a concórdia tem haver com a paz, com a harmonia e com a tranquilidade, o que faz eles serem opostos.

Se uma pessoa bate, agride, machuca o próximo, ela não está sendo concórdia, ela está sendo violenta. Mas se ela está fazendo amizades, ela não é violenta, ela é concórdia, pois está procurando paz e harmonia.

Uma pessoa concórdia não é violenta e vice-versa. A pessoa não pode ser os dois ao mesmo tempo.


Thales Castro

Blocos econômicos regionais

Muitos Estados estão aceitando abdicar de sua soberania para fazer parte dos blocos comerciais, também conhecido como blocos econômicos.

A integração econômica de vários países culminou com o surgimento dos blocos econômicos regionais e, em uma economia globalizada, cada vez mais competitiva, a constituição desses blocos visa dar respostas à constante necessidade de lucros e acumulação de capitais. Procurando diminuir as barreiras fronteiriças nacionais ao fluxo de mercadorias, capitais, serviços e mão-de-obra. Os integrantes desses blocos fortalecem-se diante de países isolados ou de outros blocos de países.

Os países podem se organizar em diferentes tipos de blocos: Os Mercados Comuns, as uniões econômicas e monetárias, as zonas de livre comercio e as uniões aduaneiras.

Paralelamente à constituição de blocos econômicos, como os mencionados, estabelecem-se acordos bilaterais de livre comercio que permeiam os blocos. O México, que pertence ao NAFTA, firmou um acordo com a União Européia e outro com o Brasil, que pertence ao MERCOSUL.

O processo de globalização e os acordos regionais de comercio têm acentuado a tendência de concentração de capitais. Após a Segunda Guerra, as multinacionais tem se desenvolvido com maior desenvoltura através das fronteiras nacionais auxiliadas pelos Estados onde estão suas matrizes; mas, as fronteiras com suas normas e tarifas aduaneiras, ainda impõe barreiras à circulação. Por trás das linhas divisórias entre os países há políticas protecionistas que dificultam a circulação das mercadorias e dos capitais pelo mundo.

No mundo existem diversos blocos comerciais.


Thales Castro


Referências:

http://pt.shvoong.com/business-management/international-business/1868036-os-blocos-econ%C3%B4micos-regionais/

Madri – Espanha

Plaza mayor

Madrid ou Madri é a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Ibérica.

No seguimento da restauração da democracia, em 1976, e a adesão à CEE, em 1986, a cidade de Madrid tem vindo a desempenhar um papel importante na economia européia, tornando-se num dos principais focos financeiros do Sul da Europa. O gentílico da cidade de Madrid é madrileno (madrileño). O seu atual alcaide é Alberto Ruiz-Gallardón do Partido Popular, de centro-direita.

A cidade de Madrid encontra-se na zona central da Península Ibérica, a poucos quilômetros a norte do Cerro de los Ángeles, centro geográfico desta. As coordenadas geográficas da cidade são 40°26′ N 3°41′ O, e a sua altura média acima do nível do mar é de 667 m; situa-se a poucos quilômetros da serra de Guadarrama e, hidrograficamente, é localizado na bacia do rio Tejo.

O clima de Madrid pode ser definido como mediterrânico continentalizado com um regime de chuvas estepário.

A população de Madrid começou a crescer significativamente desde que a cidade se tornou a capital nacional sendo mais evidente entre os anos de 1940 a1970. A 1 de Julho de 2005, a população de Madrid estava quantificada em 3.155.359 de habitantes.

Alguns pontos turísticos de Madri são Plaza Mayor, Palácio Real, Museu Prado, Plaza de Cibeles, Puerta Alcalá, entre outros lugares.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madrid

http://www.revistaturismo.com.br/dicasdeviagem/madrid.htm

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Rock

Rock um gênero musical popular que se desenvolveu durante década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que surgiu nos Estados Unidos da América no inicio dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

No fim dos anos 60, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music, com o blues ou com o jazz, foi criado o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock. Na década de 70, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos e também gerou uma série de outros subgêneros, como soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Nos anos 80, os subgêneros que surgiram foram a New Wave, o punk hardcore e rock alternativo. E nos anos 90, os sub-gêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

O som do rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante".

A maioria dos grupos de rock são constituídos por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou dupla; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista. Mais raramente utilizam saxofonistas ou trompetistas e até instrumentos como violinos com cordas ou cellos.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock

I can... (eu posso...)

Quando queremos falar que podemos tocar um instrumento, jogar um esporte, falar uma outra língua em inglês, usamos a expressão i can (eu posso), por exemplo:

I can speak english – eu posso falar inglês

I can speak spanish – eu posso falar espanhol

I can play the guitar – eu posso tocar guitarra

I can play the violin – eu posso tocar violino

I can play soccer – eu posso jogar futebol

I can play tennis – eu posso jogar tênis

Quando queremos falar que não podemos, usamos a expressão i can’t (eu não posso), por exemplo:

I can’t speak english – eu não posso falar inglês

I can’t speak spanish – eu não posso falar espanhol

I can’t play the guitar – eu não posso tocar guitarra

I can’t play the violin – eu não posso tocar violino

I can’t play soccer – eu não posso jogar futebol

I can’t play tennis – eu não posso jogar tênis

Para perguntar se podemos, usamos a expressão can i, por exemplo:

Can i speak english? – eu posso falar inglês?

Can i speak spanish? – eu posso falar espanhol?

Can i play the guitar? – eu posso tocar guitarra?

Can i play the violin? – eu posso tocar violino?

Can i play soccer? – eu posso jogar futebol?

Can i play tennis? – eu posso jogar tênis?

E para responder usamos a expressão yes, you can (sim, você pode) ou no, you can’t (não, você não pode).


Thales Castro

Cassiano Ricardo

Cassiano Ricardo Leite, mais conhecido apenas como Cassiano Ricardo, foi jornalista, poeta e ensaísta brasileiro. Nasceu na cidade são José dos Campos em 26 de julho de 1895 e faleceu no Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1974 com 78 anos.

Ele foi o representante do modernismo de tendências nacionalistas, esteve associado aos grupos Verde-Amarelo e da Anta. Ele também fundou o grupo Bandeira, reações de cunho social-democrata a estes grupos, tendo, sua obra se transformando até o final, evoluindo formalmente de acordo com as novas tendências dos anos de 1950 e tendo participação no movimento da poesia concreta.

Cassiano pertenceu às academias paulista e brasileira de letra.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiano_Ricardo

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os pulmões

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos. Possuímos dois pulmões que estão localizados um de cada lado do tórax na região interior da cavidade formada pelas costelas que serve de proteção para os pulmões.

O principal objetivo dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono, mas conhecido como gás carbônico, e vapor de água, eliminando-os do corpo através da expiração.

Os pulmões estão envolvidos pela pleura. A inflamação da pleura é chamada de doença de pleurisia. Já a inflamação dos pulmões é chamada de pneumonia e pode levar a pessoa à morte.

O caminho do ar em nosso organismo é bem complexo. Quando respiramos, o ar entra pela boca, passando em seguida pela traquéia e depois por outros pequenos tubos chamado brônquios, onde o ar é levado para todas as regiões pulmonares.

A entrada e saída de ar pelos pulmões são controladas por um movimento involuntário do nosso corpo que é controlada pelo cérebro. Esses movimentos são feitos pelos músculos peitorais e pelo diafragma, fazendo os pulmões aumentarem e diminuírem de tamanho. Através destes movimentos o ar entra e sai dos pulmões.

Os pulmões dos seres humanos são compostos por uma espécie de tecido esponjoso, repleto de pequenas cavidades. Estas cavidades são atravessadas por vasos sanguíneos.

O fumo danifica os pulmões. Essa doença é causa pelo cigarro podendo levar a morte. A doença mais grave e comum entre os fumantes é o câncer de pulmão.


Thales Castro


Referências:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pulmoes.htm

Sertanismo de contrato

O sertanismo de contrato é um negocio, nos quais os bandeirantes eram contratados por fazendeiros e por autoridades. Seus principais objetivos era combater os indígenas ou afrodescendentes rebelados contra escravidão.

Um exemplo de sertanismo de contrato foi entre 1687 e 1720 na Guerra dos Bárbaros quando os bandeirantes foram contratados para reprimir os indígenas que estavam resistindo ao avanço do gado luso-brasileiro no Nordeste. Outro exemplo foi a bandeira de sertanismo de contrato que destruiu Quilombo dos Palmares em 1694.


Thales Castro

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Características das perguntas em espanhol

As perguntas em espanhol têm dois sinais de interrogação, um no inicio e o outro no fim (¿?).

Nas palavras interrogativas sempre tem acento agudo.

As palavras interrogativas mais usadas em espanhol são cómo (como), cuánto/a/s (quanto/a/s), cuándo (quando), qué (o que), quién/quiénes (quem), cuál/cuáles (qual/quais), dónde (onde).

Repare que o quién tem plural, diferente do nosso português e que a interrogação no inicio é mais favorável, pois já vamos saber que a frase é um pergunta por causa do sinal.


Thales Castro

A história do vôlei

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. Ele trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM). Seu objetivo era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Morgan morreu na data de 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos depois foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, onde podemos perceber até hoje.

Recentemente, o voleibol de praia tem obtido grande sucesso em diversos países, como no Brasil e nos EUA. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. A proeza se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi a vez da seleção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

terça-feira, 12 de abril de 2011

Predicativo do sujeito e do objeto

Primeiramente vamos saber o que é predicativo. Predicativo é o termo que caracteriza um estado do sujeito ou do objeto. Quando está se referindo ao sujeito, classificamos ele como predicativo do sujeito e quando está se referindo ao sujeito, classificamos ele como predicativo do objeto. Por exemplo:

Eu estava faminto (faminto=predicativo do sujeito e caracteriza o sujeito eu)

A porta está quebrada (quebrada=predicativo do objeto e caracteriza o objeto direto porta)


Thales Castro

Multiplicação de polinômios

Existem dois tipos de multiplicação de polinômios: a multiplicação de um monômio por um polinômios e a multiplicação de um polinômio por um outro polinômio.

Um exemplo da multiplicação de monômio por polinômio é 2x.(3x+2y). 2x é o monômio e (3x+2y) é o polinômio.

2x.(3x+2y)

2x.3x+2x.2y

6x²+4xy

Outro exemplo é 2a.(ab+3bc+4ac):

2a.(ab+3bc+4ac)

2a.ab+2a.3bc+2a.4ac

2a²b+6abc+8a²c

Agora a multiplicação de polinômios por polinômios é, por exemplo, (2x+3y).(x²+2y):

(2x+3y).(x²+2y)

2x.x²+2x.2y+3y.x²+3y.2y

2x³+4xy+3x²y+6y²

Outro exemplo é (10x-3y).(x²-7x+6y):

(10x-3y).(x²-7x+6y)

10x.x²+10x.(-7x)+10x.6y-3y.x²-3y.(-7x)-3y.6y

10x³-70x²+60xy-3x²y+21xy-18y²

10x³-70x²+60xy+21xy-3x²y-18y²

10³-70x²+81xy-3x²y-18²


Thales Castro

Carisma

Essa palavra que, por si só, já é carismática, pode revelar muito, dependendo do ponto de vista de quem a emprega.

Em dicionários encontramos algumas definições comuns para ela. Na sociologia, se refere ao conjunto de qualidades excepcionais inerentes a um certo tipo de líder. Nas religiões é uma força divina conferida a uma pessoa, tendo em vista a necessidade ou utilidade em uma comunidade religiosa. E, para muitas pessoas, é atribuída a alguém de qualidades especiais de liderança, seja por sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional.

O carisma foi estudado pela primeira vez pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920). Ele analisou o fenômeno da dominação social carismática no começo do século passado e também descobriu, classificou e explicou pela primeira vez o poder e os limites do que chamou de “carisma político”.

Os três maiores lideres carismáticos da história são Jesus, Napoleão e Adolf Hitler.


Thales Castro


Referências:

http://www.cesarromao.com.br/redator/item4929.html

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dois trechos de musicas em espanhol que tenha perguntas

¿ De quién es usted? – Luiz Miguel


¿ De quién es usted?

¿A quién ama usted?

¿O a quién pertenece usted?


¿Qué hay detrás? – RBD


¿Qué hay detrás de una lagrima?

¿Qué hay detrás de la fragilidad?

¿Qué hay detrás del último adiós?

¿Qué hay detrás cuando acaba el amor?

¿Qué hay detrás?

G8

G8 significa o grupo de 8 nações. É um grupo excludente de líderes políticos de 8 nações específicas.

O G8 começou com um grupo com 6 países em um momento de significante insegurança econômica global, na década de 70. Os líderes destes países se juntaram como as nações líderes do mundo, para poder evitar a crise em nome da estabilidade global. Uma estabilidade que garante que eles retenham o poder, e que seus interesses prevaleçam no coração da agenda global, e isto significa encaminhar a economia global em uma direção que reforce a supremacia dos interesses privados das corporações sobre os interesses coletivos e democráticos (favorecendo privatizações, desregulamentação, mobilização do capital e o controle sobre economias locais).

A filiação ao G8 evoluiu com o tempo e inclui os Estados Unidos da America, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Canadá e o presidente da União Européia. Os tópicos da cúpula também evoluíram, tratando não somente sobre políticas de macro-economia. Problemas como segurança, tratados, relações com países em desenvolvimento e outros assuntos trans-nacional e até assuntos de países locais, como o desemprego.

As Reuniões do G8 não são um fórum de fazer novas políticas. Elas são um momento para que os líderes desses países possam se juntar e construir relações. Eles são um time para discutir assuntos internacionais complexos e crises, que permiti uma resposta coletiva mais rápida por parte deles.

A coordenação dessas nações e da sua influência sobre instituições internacionais como o OMC, IMF e G20 assegura que o seus interesses prevaleçam sobre os interesses do resto do mundo.

As Cúpulas do G8 sempre foram foco de protestos e contra-cúpulas. Seguindo o chamado da Ação Global dos Povos por um dia global de ações em 1998, os protestos contra a Cúpula cresceram e se fortaleceram, forçando a Reunião do G8 a cada vez mais se esconder em localidades distantes, com um constante aumento de custos com segurança.


Thales Castro


Referências:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/06/319983.shtml