quarta-feira, 13 de abril de 2011

A história do vôlei

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. Ele trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM). Seu objetivo era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Morgan morreu na data de 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos depois foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, onde podemos perceber até hoje.

Recentemente, o voleibol de praia tem obtido grande sucesso em diversos países, como no Brasil e nos EUA. Nos esportes coletivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. A proeza se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi a vez da seleção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

Nenhum comentário:

Postar um comentário