segunda-feira, 11 de abril de 2011

René Descartes

René Descartes nasceu em La Haye en Touraine na data 31 de março de 1596 e morreu em Estocolmo na data 11 de fevereiro de 1650 foi um filósofo, físico e matemático francês. Viveu na Idade Moderna e era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

Notabilizou-se por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência e também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, também chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Anos depois, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que seria o seu oposto, o empirismo, com John Locke e David Hume.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário