quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sistema excretor

O sistema excretor é formado por órgãos que filtram o sangue. É composto por um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra.

A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, mantendo o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.

Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada no rim e depois enviada para a bexiga onde fica acumulada.

Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons.

O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção.

Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas através pele como o suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico.

Os ureteres é o tubo que liga cada rim à bexiga.

O compartimento onde é depositada a urina é a bexiga, uma vez que o sangue é filtrado a todo o momento. Sua capacidade é de 250 ml e é constituída por músculos lisos.

Diurese é o processo de formação da urina.

A uretra é o canal por onde a urina é eliminada. Os músculos que pressionam o canal da uretra fechando-o ou abrindo-o, são os esfíncteres.


Thales Castro


Referências:

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/sistema-excretor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário