terça-feira, 26 de abril de 2011

Hippie

Os "hippies" eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura nos anos 60 tendo uma queda relativa de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil na década de 70.

Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" (em inglês "Peace and Love") que precedeu á expressão "Ban the Bomb" (proibir a bomba), a qual criticava o uso de armas nucleares.

Os hippies respeitavam as idéias de questões ambientais, da prática de nudismo, e da emancipação sexual.

Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduísmo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.


Thales Castro


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie

Nenhum comentário:

Postar um comentário