terça-feira, 19 de abril de 2011

Os índios brasileiros

Os nativos brasileiros não são todos iguais. Na verdade existe uma incrível variedade de tradições, idiomas, manifestações artísticas e modos de vida. O que não muda é o respeito pela natureza que todos eles têm. Afinal é dela que eles dependem para viver: onde caçam, pescam, coletam frutos e raízes.

Hoje, há cerca de 300 mil índios no Brasil possuindo uma cultura bastante diferente da nossa, e também não são iguais entre si. Existe 210 nações indígenas brasileiras, e algumas delas são caiapó, cadiuéu, suruí, xavante, ticunas, ianomâmi.

Os nativos brasileiros vivem em 565 áreas espalhadas por todos os Estados, exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. A maior parte das terras e da população está na Amazônia.

A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os homens brancos. Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos pré-históricos como os ianomâmis, que chamam a si próprios de Yanomâme thépé, que significa seres humanos.

Para os índios, a terra tem um significado especial pertencendo não a apenas uma pessoa, mas a todos da tribo.

Desde 1988, a Constituição garante o direito dos índios às terras de seus antepassados e diversas áreas vêm sendo demarcadas.

A natureza está sempre presente na vida dos índios. As aldeias, cercadas pelas florestas, mostram como é possível o equilíbrio entre o homem e a mata onde a caça e a pesca são recursos de sobrevivência.

Mesmo com a fartura da floresta, há muito trabalho a ser feito, sempre em grupo. As mulheres cuidam das roças, tecem e cozinham; os homens levantam ocas, derrubam árvores, caçam e fabricam armas e canoas. Onde há aldeia, sempre existe um riacho por perto, pois eles adoram se banhar, brincar na água e, claro, os peixes que capturam com arco e flecha.

Em 1910, o governo criou o Serviço de Proteção aos Índios, para controlar as tribos, sob a chefia do marechal Cândido Rondom. Ele pacificou índios sem violência, garantiu a posse das terras. Em 1967, foi criada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para a demarcação e a prestação de assistência médica e educacional.


Thales Castro



Referências:

http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/Indio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário