A Revolução Técnico-Científica, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, começou na segunda metade do século XX nos anos de 1970, com muitas descobertas e evoluções no campo tecnológico.
Está ligada ao desenvolvimento da biotecnologia, informática, robótica, cibernética, telecomunicações engenharia genética, entre outros.
Esse avanço evoluiu a indústria, a medicina, a física e diversos setores da ciência, desenvolveu e fez crescer o processo industrial, principalmente no países capitalistas que eram desenvolvidos e liderados pelos Estados Unidos.
A base desse processo é a informação que se expandiu nos “quatro cantos do mundo“, está agregado ao desenvolvimento capitalista e aos excessivos ganhos empresariais.
O processo fomenta e incentiva as pessoas a avançarem no campo do conhecimento e das tecnologias, aumentando a produção, a produtividade e o desempenho profissional.
Também é responsável pelo desemprego estrutural (máquinas x homem), o que pode causar exclusão social aos menos favorecidos.
A Revolução técnico-científica foi incrementada pelo advento da Guerra Fria , pois os países antagônicos desenvolveram uma verdadeira batalha na área espacial, bélica, robótica, comunicações, entre outras.
O fato é que, com o fim da Guerra Fria (1980-1990), os produtos dessa revolução “caiu” no mercado consumidor civil, e hoje temos os mais variados utensílios tecnológicos a disposição das pessoas, no mundo inteiro , no atual mercado globalizado, a qualquer momento , a qualquer hora.
Thales Castro
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário